segunda-feira, 11 de junho de 2012

O inferno particular



Por João Paulo Vieira
A dualidade existe. Todos nós, se formos comparar friamente o que somos, ou o que achamos que somos e a imagem que passamos para os outros, iremos perceber inúmeras diferenças. E há pra isso uma razão bem simples: nós não nos conhecemos a fundo. Porque investigar o que há em si mesmo pode ser uma tarefa difícil, dolorosa e principalmente, solitária demais.
A personalidade é, no fim das contas, um mosaico com tudo aquilo que achamos válido ou que consideramos importante numa pessoa. Ao ter contato com várias situações e pessoas diferentes ao longo da vida, selecionamos um conjunto de posturas as quais gostaríamos de adotar. E esse conjunto de adições do que gostamos e subtrações do que não gostamos tanto assim, incluindo aí nossas características crônicas faz de nós o que somos.  Ou o eu que nós queremos mostrar para as outras pessoas.
Ao contrário do que pode parecer, não mostrar sua “verdadeira face” aos outros não é nenhuma demonstração de maldade, muito pelo contrário, é um atestado de fraqueza. Porque o olhar do outro pode ser cruel demais, já que vivemos numa sociedade de valor onde todas as ações são julgadas prontamente, com pesos e medidas tão ambíguos quanto podem ser. Por isso é necessário muita cautela. Há sempre aqueles que chamam a isso de falsidade. Bobagem. Acusar qualquer um de falsidade é um moralismo barato sem tamanho. Porque a realidade é que ninguém é, mas está. Estamos conforme a situação. A cada momento cabe uma postura, uma face diferente do eu, e estamos sujeitos a mudanças o tempo todo, isso é evolução.
Mas há uma face de nós que ninguém conhece. E que nós próprios fingimos desconhecer, pelos mais diversos motivos. Nosso inferno particular.  É lá onde habita tudo o que há de mal resolvido em nós. Porque as faces que mostramos aos outros são simples e alegres. Elas têm uma função pré-definida, bem determinada. É quase que teatro. Mas no seu inferno particular nada é previsível e a dor é real. Lá, onde você esconde a sua falta de fé seja no que for, é que haverá perguntas que te afligirão de verdade, e vai doer.  O inferno particular é o único lugar onde você tem a liberdade de assumir seus atos sem a jurisdição de seja quem for. E por isso  tem que ser feito sozinho. Porque não há no mundo quem entenda com clareza a confusão que se passa dentro de si mesmo.
Há várias formas de fugir do inferno particular. A multidão é uma delas. Às vezes, se esconder no meio dos outros e se ocupar da vida alheia soa tão mais agradável, tão mais fácil. E é. Porque a dor do outro não dói em você. E por maior que seja a cumplicidade, o vínculo, por mais comovente que seja o sofrimento do outro ele é superficial perto do seu. Viver na superfície é uma maneira de escapar de si mesmo. Mas não funciona pra sempre. Chega o momento em que é preciso aprofundar-se, nem que seja lentamente, até chegar ao ponto onde a dor é mais latente. É melhor não acreditar nas mentiras que você mesmo conta. Tentar ser mais que o esboço. Arriscar-se um pouco, ocupar-se de si mesmo, aceitar a companhia da solidão. É preciso uma temporada no inferno. Conhece-te a ti mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário